PROPOSTA DOS REPRESENTANTES DOS EMPRESARIOS AOS TRABALHADORES
Diante do impasse nas NEGOCIAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO DE REAJUSTE SALARIAL 2020, vemos a publico informar que os representantes patronais determinaram o CONGELAMENTO DOS SALARIOS DOS TRABALHADORES NO COMERCIO ATE 30 DE ABRIL DE 2021, sob a alegação da crise da Pandemia Covid19.
Informamos que o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio do Extremo Oeste de SC, NÃO Aceita essa proposta dos representantes patronais.
Temos setores no comercio que não pararam suas atividades e nem deixaram de lucrar, mesmo diante da pandemia, a exemplo dos supermercados, farmácias, venda de peças automotivas entre outras. Consideramos injusto que esses trabalhadores não tenham seu reajuste de salario.
Diante disso repudiamos a proposta patronal e recomendamos o reajuste conforme o PISO ESTADUAL DE SALARIO 2020, conforme parecer jurídico, em anexo, e a reposição no mínimo do índice inflacionário do período, acumulado e divulgado pelo governo federal, em 2,46% (dois virgula quarenta e seis por cento), retroativo a maio/20.
Considerando o descaso com os trabalhadores pelos representantes patronais que encaminharam a proposta somente no dia 28.07.2020, sendo que os reajustes devem ser no mês de maio de cada ano, o Sindicato que representa dos trabalhadores no comércio repudia a proposta de congelamento de salários para convenção coletiva de trabalho, considerando o esforço de todos os trabalhadores no dia a dia enfrentando riscos de contaminação, sem receber muitas vezes o mínimo, para sua proteção, como equipamentos de segurança, mascaras, álcool gel...neste sentido reforçamos nossa nota de REPUDIO a proposta apresentada. OS TRABALHADORES FAZEM POR MERECER O REAJUSTE SALARIAL E MANUTENÇÃO DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO.
São Miguel do Oeste - SC, 04.08.2020
Sindicato dos Empregados no Comércio do extremo Oeste SC